Notação Algébrica
A Notação Algébrica Abreviada - onde as linhas do tabuleiro são numeradas de 1 até 8 e as colunas de 'a' até 'h'. Cada casa do tabuleiro é, então, identificada por uma letra (identificando a coluna na qual se encontra) e mais um número (identificando a linha na qual se encontra). Sendo assim, o Rei branco (no diagrama 1) se encontra na casa e1 e o Rei negro na casa e8 (como no jogo "Batalha Naval"). Use sempre letra minúscula para indicar a coluna.
Por sua vez, as peças são identificadas pela letra inicial de seus nomes em português (Rei, Dama, Torre, Bispo, Cavalo e Peão). Use sempre letra maiúscula para identificar a peça. Quando queremos anotar um movimento como, por exemplo, o lance representado no diagrama 1 (Peão do Rei movendo-se duas casas a frente), anotamos a letra que identifica a peça que se move ("P") seguida da identificação da casa destino ("e4"). O resultado final será: "Pe4". No caso particular dos Peões, muitos autores omitem a letra "P" e escrevem simplesmente "e4". Contudo, as outras peças são obrigatoriamente indicadas com sua letra inicial. Por exemplo, o lance "Rf1" no diagrama 1, indica um movimento do Rei branco uma casa à direita. |
A notação algébrica é muito apropriada para anotar sequências de lances. Ela, por exemplo, não se preocupa em identificar a cor da peça que se move pois ela assume que brancas e pretas jogam alternadamente. Vários lances podem ser representados em uma única sequência e, para facilitar a leitura, costumamos numerar os lances efetuados. Por exemplo, a sequência de lances "1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5 Cf6" resulta no diagrama 1b.
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Por vezes nos deparamos com situações duvidosas como, por exemplo, no diagrama 1c. Queremos anotar o lance "Ce5" mas ambos os cavalos podem realizar tal movimento. Como indicar, claramente, qual cavalo queremos mover?
Para isso, será necessário acrescentar uma referência à casa de origem da peça que queremos mover. Por exemplo "Cfe5", ou seja, o cavalo da coluna "f" move para "e5". Também seria válido escrever "C3e5", ou seja, o cavalo da linha 3 move para "e5". Por outro lado, seria redundante a forma "Cf3e5" (além de ser menos legível). |
A notação algébrica, também comporta alguns outros símbolos muito usados: "O-O" (roque na ala do Rei); "O-O-O" (roque na ala da dama); "x" (captura); "+" (xeque); "#" (mate); "e.p." (captura en passant); "=" (promoção); "!" (lance forte); "!!" (lance muito forte); "?" (lance fraco); "??" (lance muito fraco); "?!" (lance duvidoso).
Desta forma, a partida apresentada no diagrama 1b poderia continuar com 4.O-O Cxe4 5.d4 exd4? 6.Te1 d5 7.Cxd4 etc.
Notação Forsyth
Forsyth é o nome da notação utilizada para representar diagramas de xadrez. Leva o nome de seu criador, o escocês David Forsyth, e é extremamente eficiente como forma de registro escrito. Cada peça é representada por uma letra (maiúscula para as brancas e minúscula para as negras). Em português temos Rei, Dama, Torre, Bispo, Cavalo e Peão.
Anotamos a posição de cada peça em cada casa do tabuleiro começando da linha do alto até a linha inferior. Casas vazias são representadas por números. No exemplo ao lado, o resultado final será "7B/8/8/8/T7/1Pc5/BtP1p3/r1R1T3". |
Enunciados
Alguns enunciados, ao invés de apresentados em palavras, podem ser representados por símbolos conhecidos internacionalmente. Aqui estão relacionados os principais.
= (Brancas jogam e empatam)
+ (Brancas jogam e ganham)
#n (Mate Direto. Brancas jogam e dão mate em "n" lances)
H#n (Mate Ajudado. Negras jogam e colaboram para que as brancas dêem mate em "n" lances)
S#n (Mate Inverso. Brancas jogam e obrigam as negras a darem mate em "n" lances)
R#n (Mate Reflexo. Brancas jogam e colaboram para que as negras dêem mate em "n" lances)
=n (Pate. Brancas jogam e forçam empate em "n" lances)
H=n (Pate Ajudado em "n" lances)
S=n (Pate inverso em "n" lances)
R=n (Pate Reflexo em "n" lances)
Max (Indicação complementar indicando ser um problema máximo)
Min (Indicação complementar indicando ser um problema mínimo)
Obs: Algumas publicações preferem usar o símbolo "++" ao invés de "#".
Outros idiomas
Navegando no mundo sem fronteiras da internet, vamos encontrar diversas páginas de xadrez nos mais variados idiomas. As regras para anotação dos lances não mudam. Muda apenas a representação das peças. Alguns sites, com o objetivo de atender todos os seus visitantes (independentemente de seu idioma), ao invés de letras para identificar as peças, utiliza o próprio desenho delas. Por exemplo, "f3".
Outro aspecto importante é a compatibilidade com programas que jogam xadrez. Muitos deles trabalham com a notação algébrica e/ou Forsyth. Contudo, a grande maioria destes programas (e suas bases de dados) foram desenvolvidos na língua inglesa que, praticamente, se tornou um padrão internacional para estas notações.
A seguir, você encontrará uma tabela com o nome das peças de xadrez em diversos idiomas.
Idioma | Rei | Dama | Torre | Bispo | Cavalo | Peão |
Alemão | König | Dame | Turm | Laufer | Springer | Bauer |
Tcheco | Kral | Dama | Vez | Strélec | Jazdec | Peseceria |
Dinamarquês | Konge | Dronning | Taarn | Leber | Springer | Boude |
Espanhol | Rey | Dama | Torre | Alfil | Caballo | Peón |
Francês | Roi | Dame | Tour | Fou | Cavalier | Pion |
Holandês | Koning | Dame | Toren | Looper | Paard | Pion |
Húngaro | Kiraly | Vezer | Bástia | Putar | Húszar | Gyalog |
Italiano | Re | Donna | Torre | Alfiere | Cavallo | Pedone |
Inglês | King | Queen | Rook | Bishop | Knight | Pawn |
Polonês | Krol | Dama | Wieza | Paz | Kon | Pionek |
Romeno | Rege | Dama | Turn | Nebum | Cal | Pion |
Russo | Korol | Ferz | Ladia | Slen | Konj | Pechka |