Hoje vamos nos ocupar de outro tipo de debilidade do roque: a que se produz ao jogar o peão a três torre rei (h3 ou h6). Vocês sabem que os jogadores, seja porque não sabem o que fazer em certo momento da abertura, seja para expulsar um bispo colocado em g5 ou g4, seja para evitar um salto de cavalo a essa mesma casa, etc., jogam comumente o peão a três torre rei (h3 ou h6). Claro que às vezes é necessário. Porém, quando se faz isso, há que reparar que, somente por este fato, o roque fica debilitado. Por que fica debilitado? A razão principal é que o bispo dama contrário desde sua casa inicial pode ser sacrificado por esse peão da torre, o que desbarata a posição do rei. Se esse peão não tivesse avançado, o bispo dama contrário poderia ir a h6 ou h3, porém já é diferente porque não "entra" ganhando um peão, não obriga a uma série de coisas raras.
Entretanto, o lance h3 ou h6 é feito com muita freqüência, especialmente quando os aficionados não sabem o que jogar. Já disse que isso tem que ser bem pensado, ainda que seja forçado. Na partida que reproduziremos, produziu-se a posição com o peão em h6 e já veremos como se procede em tais casos para ganhar. Os oponentes foram Kolstanovsky e Price. O segundo deles não era um mau jogador, porem Kolstanovsky era o Campeão Mundial de partidas às cegas em sua época. Era um mestre nacionalizado Belga, de jogo muito parecido com o dessa glória do Xadrez, que foi Najdorf. Era um especialista em simultâneas e em partidas às cegas.
Defesa Eslava
Brancas: Kolstanovsky.
Negtras: Price.
1. d4 d5
Já comentei que quando as negras contestam diretamente 1...d5, é porque farão uma Defesa Eslava. Caso se deseje jogar esta Defesa, a única possibilidade de alternar seria mover primeiro 1...c6, porém as brancas, com 2.e4, podem entrar em uma Car-kann.
2. c4 c6
Por que responder isto e não 2...e6? Para não fechar a diagonal de seu Bispo Dama (Bc8). Espera um certo momento e deixa a linha livre para tirá-lo se lhe convém. PORÉM, RESULTA QUE CONTRA A ESLAVA O MELHOR QUE TEM O BRANCO É 3.e3, com o que encerra voluntariamente seu Bispo Dama (Bc1). Sabemos que com a abertura de Peão Dama normal é o negro quem encerra seu Bispo Dama (ao mover e6). Com a Eslava ocorre o contrário; é o branco quem fecha o caminho de seu Bispo Dama. Quer dizer que, ainda que agora as negras encerrassem seu Bispo Dama, estariam iguais. Depois do que, poderiam entrar em um Gambito de Dama vulgar, porém com a grande diferença de que o Bispo Dama branco está encerrado e não em g5. Até podem as negras tomar a iniciativa ao desenvolver seu Bispo Dama a f5, ainda que isso traga o inconveniente de que as brancas, respondendo Db3, ameaçam o fraco peão de b7 e o negro tem de perder tempos para defendê-lo. Enfim, as negras não perderam nada ao implantar a Eslava.
3. e3 Cf6 4. Cc3 e6
Price se decidiu a encerrar seu Bispo Dama (Bc8) ({Seria de considerar} 4... Bf5 É uma jogada possível, porém, como disse, tem o pequeno inconveniente de 5. Db3 o que obrigaria a 5... Dc8 Nessas condições, perder um peão é de grande importância. ({Ou} 5... Db6))
{Bem, os rivais tem seus respectivos Bispo Dama encerrados. Não foi má técnica jogar a Defesa Eslava para entrar em uma Ortodoxa.}
5. Cf3 Cbd7 6. Bd3
A ninguém se lhe ocorreu que agora as negras podem levar um ataque como na Cambridge-Springs, a base de Da5, Bb4 e Cg4? Por que? Seria ridículo fazer isso devido ao fato de que o Bispo Dama branco encerrado, vai a d2 e se acabou o ataque. É um plano inaceitável.
6... Be7 7. O-O O-O
A abertura se desenvolveu sem vantagens nem desvantagens para ninguém; quer dizer que a Eslava pode ser jogada sobretudo se se conhece esta variante (porque existem muitas outras, que é necessário conhecer). Os dois Bispos Dama ficaram encerrados e não há razão para ter medo de nada, tanto por parte das brancas como das negras. Chegou-se a uma posição equilibrada. E agora? Com é que segue o branco? Se pretende dar jogo a seu Bispo Dama por fiancheto, seria um contra-senso porque seu peão dama está fixo em d4 e impede a ação do Bispo desde b2. A única jogada interessante é:
8. e4
Este avanço foi feito em dos tempos, porém tem uma razão psicológica. Eu tenho notado que em 99% dos casos em que isto se produz os jogadores tomam 8....dxc4. Não me explico por que, porém quase todos os aficionados (e alguns mestres) preferem tomar o peão de c4 e não o de e4. É algo psicológico. Vocês poderão dizer que é para fazer o branco perder outro tempo quando retome com o Bispo, porém essa é precisamente a má jogada. Deve-se tomar o peão de e4; para mim é uma coisa clara.
8... dxc4
({Analisemos se é certo o que lhes digo} 8... dxe4 seguiria 9. Cxe4 Cxe4 10. Bxe4 Cf6 ganhando as negras um precioso tempo para mobilizar suas peças, enquanto o Bispo branco sai, ficando, além disso , com um cavalo bem instalado em f6.)
{Na partida, Price tomou ao contrário (talvez como tivessem tomados vocês) e já veremos o que acontece:}
9. Bxc4
E as já negras não poderão evitar que siga e5, expulsando o cavalo da casa f6. Vemos que o peão em e4 é muito mais perigoso do que teria sido o peão em c4. Tão perigoso é esse peão de e4 que começará a debilitar o roque das negras, ao desaparecer o cavalo de f6.
9... Te8
Price segue "o mais tranqüilo"; talvez com a idéia de por o cavalo de d7 em f8 ( para defender o peão de h7), quando seu cavalo de f6 desaparecer. As brancas já podiam jogar diretamente 10. e5, porém fizeram algo que, a meu juízo, não responde a nenhum objetivo, ainda que talvez responda a idéias posicionais.
10. De2 b5
Com isso se obriga o branco a levar seu Bispo Rei para a boa posição em d3. De passagem, observemos que o Bispo Dama Branco já saiu de seu "encerro", pois tem caminho livre. A posição das brancas vai melhorando por si só. Logo poderão jogar e5, que seria de suma importância.
11. Bd3 a6
A idéia das negras ao fazer 10....b5, não era expulsar o bispo de c4, mas de jogar logo o bispo a b7 e depois levar o peão a c5, liberando seu jogo. Porém, para poder avançar esse peão, deve primeiro apoiar seu peão de b5 e é por isso que perdeu este tempo em fazer 11.... a6. Kolstanosky já pode cumprir sua ameaça.
12. e5! Cd5
Esse cavalo estava destinado a sair de f6. As brancas não o trocariam pelo seu porque tem um plano melhor.
13. Ce4
As brancas poderiam esperar que o outro trocasse os cavalos, porém é melhor 13.Ce4 porque desde já ameaça várias coisas: saltar a g5, d6 ou a g3; são vários planos; todos interessantes, que serão feitos segundo o que responda o contrário. O mais importante, por agora, é que o peão e5 do branco já desalojou o cavalo de f6. A MANOBRA PRÉVIA PARA LEVAR UM ATAQUE SOBRE O ROQUE É DESALOJAR O CAVALO DE f6 OU DE f3. O negro, entretanto, segue "o mais tranqüilo".
13... Bb7 14. Cfg5
Por que avança com este cavalo e não com o outro? A razão é que os Cavalos e o Bispo sozinhos não dão mate ( é muito difícil). Movendo o Cavalo de f3 se dará uma passagem à Dama para pressionar o roque. Vemos que quando saia o Cavalo Branco de e4 (e a dama tenha passado) vai se ameaçar o ponto h7 com Cavalo, Bispo e Dama, o que se poderia defender somente com g6, porém isso não seria bom porque debilita enormemente o roque. Por isso, e para expulsar o cavalo de g5, é quase obrigado fazer a "famosa" jogada h6. Assim foi:
14... h6
As brancas conseguiram o que queriam: debilitar mais esse roque, que já estava fraco pela falta do cavalo em f6. Talvez tivesse sido melhor 14....Cf8, ainda que agora não seria tão lógica. Com h6 a partida está "quase" perdida. Como? Esse peão em h6 representa o perigo de que o Bispo Branco, desde seu casa inicial ( Bc1), vá diretamente tomar Bxh6.
15. Dh5!
É necessário mais peças que ajudem o ataque.
15... Tf8
({Se} 15... hxg5 seguiria 16. Cxg5 e o mate seria inevitável) ({(Por exemplo:} 15... hxg5 16. Cxg5 Bxg5 17. Bxg5 f6
({Se} 17... Ce7 18. Dh7+ Rf8 19. Dh8+ Cg8 e ganha a Dama.) 18. Dh7+ etc.) ({E se não toma o Cavalo, as brancas estão ameaçando o ponto f7 onde entraria a Dama dando xeque. Se para evitar isso respondessem} 15... g6 16. Dxh6 e a partida está perdida. Não restava mais remédio que defender o peão de f6.)
{Agora a debilidade existe no peão h6 e logo virá Bf1xh6. Para isso, retira seu cavalo de g5 a f3:}
16. Cf3 c5
({Não serviria} 16... f5 Precisamente a raiz da má tomada. 17. exf6 Se ali se tivesse tomado o peão de e5, tudo isso se teria evitado.)
{Vocês vêem como UMA SIMPLES TROCA EQUIVOCADA, QUE A MAIORIA DOS JOGADORES FAZ, TRAZ GRAVES CONSEQÜÊNCIAS. Já sabem qual é a troca boa e a ruim. Aqui se vê claro com lógica pura. As negras buscaram contra-chances no flanco dama, porém as brancas seguem com seu objetivo no flanco Rei:}
17. Bxh6!
Um brilhantismo para os noviços. Se o negro toma, está perdido e, se não toma, também está. Se as negras não tomam o bispo, não saem desta situação de "enrascada". Não lhes resta mais remédio que tomar:
17... gxh6 18. Dxh6
Em seguida vemos que quando o cavalo de e4 vá para g5 se ameaçará mate em h7. Neste amargo transe, Price já poderia "assinar a planilha" porque seu Rei está "no ar", sem peões que o proteja. Não obstante, tratou de cortar a ação do Bispo Rei em h7, com:
18... f5 19. exf6
Ainda que agora um Cavalo negro volte a f6, não tem muita importância porque a Dama Branca já "entrou" e não há mais peões do roque. São 4 as peças que podem tomar esse peão branco. Com qual deve fazê-lo? Descartemos a torre porque existe um cavalo que pode retomá-la.
19... C5xf6
({Se toma o peão com:} 19... Bxf6 Segue 20. Ceg5 e será duro evitar o mate.)
{Sem dúvida, era melhor tomar o peão com o cavalo de d5.}
20. Cxf6+ Cxf6
HAVENDO FICADO O REI NEGRO SEM PEÕES DIANTE DELE, A ÚNICA COISA QUE PODE OPOR RESISTÊNCIA SÃO AS PEÇAS E, POR ISSO, AS TROCAS FAVORECEM À BRANCAS. ({Não se podia tomar} 20... Txf6 devido a 21. Dh7+ Rf8 (Única.) 22. Dh8+ Rf7 (Única.) 23. Cg5#) ({Havia outra maneira de dar mate:} 20... Txf6 21. Bh7+ Rh8
({Ou a} 21... Rf7 22. Cg5+ Re8 (Única.) 23. Bg6+ Txg6 24. Dxg6+ Rf8 (Única.) 25. Df7#) 22. Bg6+ Descoberto. 22... Rg8 23. Dh7+ Rf8 (Única.) 24. Dh8#)
{Enfim, teria sido fatal tomar 20....Txf6. Tampouco convinha 20.....Bxf6 devido ao salto 21.Cg5 ou do mate que se produziria com a Dama na casa h7. Agora as brancas darão um xeque de dama com o único fim de "arrinconar" o rei, já que assim será mais fácil dar-lhe mate.}
21. Dg6+ Rh8
(Única.)
22. Cg5 Bd5
({Se as negras pretendem expulsar a dama com} 22... Tg8 Segue 23. Dh6+
({Ou diretamente} 23. Cf7#) 23... Ch7 24. Dxh7#)
{As brancas continuam o ataque. Ameaçam dar mate em duas jogadas ou ganhar a dama, começando por 23.Cxe6 para dar mate com 24.Dg7++, enquanto se a dama negra se move. Caso se defende do mate, toma-se essa dama. Além disso, existe um xeque com Dh6 para fazer voltar o rei a g8, segundo convenha ou não. É necessário defender o peão de d5 e, por isso, jogou 22....Bd5.}
23. Tfe1
Até este momento, as brancas tinham jogado sem usar suas torres. Isso só indica a importância que tem esta classe de debilidades do roque, quando desaparece o cavalo de f6, se fez o avanço h6 e entra a dama contrária em h5, ou qualquer outra peça. Por enquanto, o branco tem uma peça a menos (que sacrificou pelo peão de h6), de maneira que, para ganhar, tem que "romper" o outro. Assim é que ameaça outro mate com 24.Te3 e 25.Th3++. ({Não teria sido muito bom.} 23. Ch7 Devido a 23... De8 Procurando a troca de damas e, se para evitá-lo, se fizesse 24. Dh6 Dh5 Sacrificando uma qualidade, porém trocando as damas e ficando o negro com uma peça a mais.)
{Bem, depois de 23.Te1, há que impedir que essa torre vá a e3, porque seria de mate. Não resta mais que a jogada simples.}
23... cxd4
({Se} 23... De8 Perde-se a dama depois de 24. Dh6+ Rg8 (Única.) 25. Bh7+ Então volta 25... Rh8
({Se} 25... Cxh7 26. Dxh7#) 26. Bg6+ descoberto, ganhando, pelo menos, a dama.)
24. Te4
({A tentadora jogada} 24. Txe6 tem um inconveniente oculto; torna a partida difícil porque as negras respondem 24... Ta7 defendendo sua segunda linha e se faz problemático o mate, ainda que venha 25. Txf6 Bxf6 ficam vigiadas as casas da segunda linha com essa torre na casa a7.)
{Não havia necessidade por parte do branco de tomar o peão de e6 do negro porque a jogada 24. Te4 é melhor. Já que a torre branca de e1 não pode ir à terceira casa (e3), vai à quarta (e4), e a mesma ameaça mate em h4.}
24... Bxe4 25. Bxe4 Tc8
(Tira a torre da ameaça.)
26. Dh6+
(O mais seguro)
26... Rg8
(única)
27. Bh7+ Rh8
({Se} 27... Cxh7 28. Dxh7#)
28. Bf5+
(Descoberto.) E as negras abandonam. Ameaçava-se dois mates.
{Se}
28... Rg8
({e se} 28... Ch7 29. Dxh7#)
29. Bxe6+ Tf7
(jogada forçada.)
30. Bxf7#