KASPAROV
1.d4
Kasparov começa a partida com este movimento, quando certamente muitos esperavam a Abertura do Peão do Rei (1.e4), que foi muito jogada pelo russo.
1...d5 2.c4
Estamos no famoso Gambito de Dama. A idéia é entregar o peão para obter uma melhor disposição de peças.
2...e6 3.Cc3 Be7 4.cxd5
Com essa jogada não se sacrifica o peão, entrando na Variante das trocas. Outros movimentos principais, onde se continua sacrificando o peão, são: (4.Cf3) (4.Bf4)
4...exd5 5.Bf4 c6 6.Dc2
(6.e3 Bd6
(Pode-se jogar 6...Bf5 7.g4 Be6 = e agora 8.Bd3 Cd7 com igualdade.) 7.Bxd6 Dxd6 8.Bd3 Ce7 9.f3
(Pode-se considerar 9.Dc2!? g6 += o branco tem pequena vantagem, podendo continuar com 10.Cf3 0-0) 9...b6
(9...Cf5 10.Dd2 Dh6 11.Bxf5 Bxf5 12.Cge2 Ca6 13.O-O-O O-O-O = Com igualdade. Depois de 14.g4 Bd7 as possibilidades estão equilibradas. Também se podia continuar com 14.h4 Cb4 ou The8 e ambos têm possibilidades de vitória. Kasparov,G. - Karpov,A. Valência, Espanha 24-9-2009 Match Blitz (Rodada 3) O branco venceu em 51 lances. (1-0)) 10.Cge2 Ba6 11.e4 f6 12.exd5 Bxd3 13.Dxd3 cxd5 14.O-O O-O 15.f4 f5 16.Rh1 a6 17.Cg1 Cd7 = Com possibilidades recíprocas. Pode-se considerar 18.Tae1 Cf6 ou Tfe8 A continuação foi 18.Ca4 b5!? e as brancas podem jogar 19. Cc3 ou Cc5 Kasparov,G. - Karpov,A. Valência, Espanha 24 de setembro de 2009. Rodada 1 (Match blitz) As pretas venceram por tempo em 53 jogadas (0-1).)
6...Bd6
Aqui Karpov não teme perder seu bispo bom.
7.Bxd6 Dxd6 8.e3 Ce7
(Podia-se jogar 8...Dg6 9.Dd2 = e agora pode seguir 9...Ce7 10.Cf3 com igualdade.)
9.Bd3 Cd7
(9...g6 10.f3 Cd7 11.Cge2 O-O 12.O-O c5 13.Dd2 a6 14.Tad1 cxd4 15.exd4 Cf6 16.g4 Rg7 E depois de 17.Df4 Td8 e as brancas ganharam em 33 lances. (1-0) Kasparov,G (2812) - Karpov,A (2619) Valência, Espanha 23-9-2009 Rodada 4 (Match Rapido))
10.Cge2 h6
(Já foi jogado 10...Cf6 11.f3 = com equilíbrio. Poderia seguir 11...0-0 ou De6) (Também se pode continuar com 10...Dh6 11.Cg3 = com igualdade. 11...0-0 12.0-0-0)
11.O-O O-O 12.a3 a5 13.Tad1 b6 14.e4 dxe4 15.Cxe4 Db8 16.C2c3 Ba6
Agora Karpov quer eliminar o bispo bom de Kasparov. No xadrez, pode-se tentar eliminar as peças importantes contrárias e estas peças podem ser o bispo bom ou o cavalo que está situado no centro do tabuleiro.
17.Bxa6 Txa6 18.d5! +=
Aqui as brancas estão algo melhor. (Outra opção era 18.Tfe1!? e o branco tem pequena vantagem. 18...Te8 +=
(18...Ta7 +=))
18...Cxd5 19.Cxd5 cxd5 20.Txd5 Ta7 21.Dd2
A vantagem do branco é posicional e agora ameaça ganhar material.
21...Cc5?
é um erro que provocará a perda do jogo. As brancas podem ganhar atacando o rei preto, que não está bem defendido. (Era necessário seguir com 21...Ce5!? e vejamos uma possível variante: 22.f4 Cg4 23.h3 De8 24.Dd4 f5 += As brancas estão algo melhor.)
22.Cf6+!
Aproveitando a oportunidade para ganhar pelo ataque. Kasparov entrega o cavalo para atacar o monarca preto.
22...gxf6!
(É fraco o movimento 22...Rh8? e se pode ganhar assim: 23.Th5! Td8 24.Txh6+! gxh6 25.Dxh6#!)
23.Dxh6!
Ameaça mate com 24.Th5! e 25.Dh8++!
23...f5 24.Dg5+!
O rei preto está fraco e se encontra atacado. Isso permite que o branco possa ganhar material ou dar mate.
24...Rh8!
(O movimento 24...Rh7? acelera a derrota. Observemos a variante ganhadora: 25.Dxf5+! Rg7 26.Dg4+! Rf6 27.Dg5+! Re6 28.Te1+! +- Se o jogo continua, as brancas poderâo dar mate muito em breve.)
25.Df6+! Rg8 26.Txf5! Ce4!
(Não é conveniente jogar 26...Ce6? porque permite: 27.Th5! Cg7 28.Tg5! De5 29.Txg7+! Rh8 30.Dh6#!)
27.Dh4! Te8
(Em caso de 27...f6 segue 28.Dxe4 +- e a vantagem do branco é decisiva.)
28.Th5! f5 +-
A vantagem do branco é ganhadora e o preto abandonou. As brancas podem ganhar continuando com 29.Th8+! Rf7 30.Dh7+! Nesta partida, Kasparov demostrou que tem um grande nível no estilo agressivo.
1-0