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29-11-2012

29-11-2012

ESTUDANDO OS FINAIS DE GENRIJ. M. KASPARIAN - XXIII

Prezados amigos. Vamos ver a XXIII entrega dos finais de Kasparian. Neste final, os cavalos, ajudados pela pressão de um peão na sétima linha, deram seus saltos precisos frente a uma torre "arroladora", porém mal conduzida, para "presentear" ao negro com um mate sensacional e incrível.

Final 45

Jogam as Brancas e ganham.






1.Cf3+

toma a iniciativa (Conduz à igualdade e é arriscada a seguinte linha: 1.Cd7 Tg2+ 2.Rh5 Txg7 3.Rxh6 Tg6+ 4.Rh7 Rh3 =) (Não beneficia em nada ao branco jogar: 1.Cbc6 devido a: 1...Tg2+ etc.)

1...Rh1

(Se 1...Rg2 2.Ch4+ ganhando um tempo para incorporar à luta o outro cavalo. 2...Rf1 etc.)

2.Cd7

É necessário ativar o outro cavalo. (Se: 2.Cc6 Tg2+ 3.Rh5 Txg7 4.Rxh6 Tg3 =+ complicando o jogo para as brancas. 5.Ccd4 Rg2 6.Rh7 Txf3 7.Cxf3 Rxf3 e ainda que os peões estejam "montados", o negro ganha o final.)

2...Tg2+ =+ 3.Rh3

(a: 3.Rh5 Txg7 4.Ch4 Tg3 =+)

3...Txg7

(3...f5 4.Ch4 Txg7 5.Cxf5 -/+)

4.Cxf6 =+ Tg5 5.Ce4

Ataca a torre e ameaça mate em f2. (Se toma a torre, os cavalos perdem o valor. 5.Cxg5 hxg5 6.Rg4 Rg2 e empate.)

5...Th5+

não há outra diante da ameaça de mate.

6.Rg3 Tg5+ 7.Rf2

(Se 7.Cfxg5 hxg5 8.Cxg5 f5 = e empate.)

7...Tg2+ 8.Rf1 Ta2??

esta jogada é um erro porque deixa passar a possibilidade de forçar o empate, já que dois cavalos no tabuleiro não dão mate nesta posição. (Com. 8...Tg1+ o negro assegurava o empate. 9.Cxg1

(Se 9.Rf2 Tg2+ 10.Re3 Te2+ 11.Rf4 Txe4+ etc.) 9...Rh2 10.Rf2 f5 11.Cg3 f4 12.C3e2 Rh1 13.Cxf4 h5 14.Cxh5 Rh2 15.Cf4 Rh1 16.Cge2 Rh2 17.Rf1 Rh1 18.Cg3+ Rh2 19.Cgh5 Rh1)

9.Cg3#

Vimos um final incrível. E o certo é que as jogadas fracas, ao final, produzem estas conseqüências. Aproveitem este final e façam suas próprias análises, e verão que era empate. Bem, amigos, como sempre, um pensamento de Simon Bolívar. "Assim como a justiça, a audácia de havê-la empreendido, a impossibilidade de sua aquisição qualifica a insuficiência dos meios." Simon Bolívar (7 de Setembro de 1814)

1-0


Neste final as brancas ganham porque lhes cabe jogar primeiro, do contrário, outro seria o resultado. Veremos como o Cavalo branco ganha vários tempos do bispo para ganhar o final.

Final 46

Jogam as Brancas e ganham.







Neste final, as negras têm seus peões dobrados, com um a ponto de coroar, porém lamentavelmente cabe ao branco jogar, o que é uma vantagem; há um ditado que diz que o que pega primeiro pega duas vezes. E lhes digo: a conquista de nossa superação pessoal só é possível se contamos com o apoio de uma vontade devidamente fortalecida e aplicada ao domínio do pensamento. Vamos ao final: Jogam as Brancas e Ganham.

1.Tc2+

Este é um xeque ganhador de tempo, como vimos em muitos finais. É necessário nestes casos para tomar a iniciativa. (Porém, suponhamos que o rei branco estivesse na casa c4 e não em d3 e o fosse a vez das negras jogar. Analisemos... o que aconteceria? 1.Rc4 a1D 2.Cd3+ Ra2

(2...Rb1 3.Tc1+ Ra2 4.Txa1+ Rxa1 etc.) 3.Tc2+ Rb1 4.Rb3 ameaçando mate 4...Da2+ evita 5.Txa2 o final fica igualado. O rei está afogado e é empate.)

1...Rb3

buscando contra-jogo (Se 1...Rb1 2.Cd5 a1D

(Se vai ao canto 2...Ra1 segue 3.Rd2 Rb1 4.Cc3+ Ra1 5.Txa2#) 3.Cc3+ Dxc3+ (única) 4.Rxc3 a2 5.Tb2+ Ra1

(Naturalmente se 5...Rc1 6.Txa2 ganhando) 6.Td2 Rb1 7.Td1#)

2.Tc1 Rb2

para apoiar seu peão rumo à coroação.

3.Rd2

apóia sua torre e deixa livre a casa d3 para o salto do cavalo com xeque.

3...a1D 4.Cd3+

o previsto se cumpre.

4...Ra2

para defender sua dama.

5.Cb4+ Rb2

insiste, como é lógico, em apoiar sua dama. (Jogando 5...Rb3 teria a última oportunidade de contra-jogo. 6.Txa1 Rxb4 7.Tb1+ Rc4 +- 8.Rc2 Rc5 9.Rb3 Rd4 10.Rxa3 Rd5 11.Tb4 Rc5 etc.,)

6.Txa1 Rxa1

(6...a2 Um último esforço por resistir ao que parece inevitável. 7.Cc2 Rb3 +- 8.Rc1 Rc4 9.Txa2 Rc3 ganhando facilmente.)

7.Rc1

E o rei negro está condenado a morrer no canto, como vimos em finais anteriores.

7...a2

Única e forçada.

8.Cc2#

Bem, vimos outro final interessante de Kasparian, espero suas correções. Nos finais, sempre se apresentam uma imensidão de linhas e variantes que escapam das análises do melhor enxadrista. Capablanca dizia que para ser um bom jogador de xadrez é necessário começar a estudar esta fase do jogo (o final). E um pensamento Bolivariano: "Para nós, a pátria é a América; nosso ensinamento, a independência e a liberdade!" Simon Bolívar (12 de Novembro de 1814)

1-0